sábado, 6 de julho de 2019

Esta página vai ser descontinuada. O Núcleo de Oeiras passará a integrar o site institucional da CPPME

No sentido de oferecer ao sector das micro, pequenas e médias empresas uma maior integração da visão da atividade da nossa Confederação bem com proporcionar informação útil aos MPME´s os conteúdos que têm vindo a ser disponibilizados neste espaço passarão a figurar no site institucional da CPPME.

Seguem imagens e os respetivos links de acesso.
  • da página inicial do site da CPPME, ver aqui
  • do "botão" que encaminhará para o Núcleo de Oeiras, ver aqui
 

sexta-feira, 21 de junho de 2019


No passado dia 19 de Junho ocorreu, no Palácio Valenças, em Sintra, a I reunião ordinária do Conselho Estratégico Empresarial, daquele Munícipo.

A nossa Confederação fez-se representar pelo seu Director Executivo, Rogério Pereira, que acompanhou os trabalhos, dos quais salientamos a apresentação, pelo Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, da evolução do sistema educativo municipal.

Foi feita a caracterização socioeconómica do concelho de Sintra – Indicadores Estatísticos e, durante a reunião, foi também apresentado o progresso da StoneCITI (Centro de Inteligência e Tecnologia da Industria da Pedra Natural). Este projeto inovador, desenvolvido entre a ASSIMAGRA, juntamente com os empresários do setor de Pero Pinheiro, o Instituto Superior Técnico e o Município de Sintra, destina-se a atrair valor real para o concelho de Sintra e tem como objetivos principais a inovação e a promoção do desenvolvimento tecnológico, logístico e operacional da indústria da pedra natural, a valorização e gestão dos recursos minerais em Sintra e a internacionalização do setor e a formação profissional, com base na inovação e formação.
A Câmara Municipal de Sintra criou o Conselho Estratégico Empresarial, em 2014, com o objetivo prioritário de analisar a situação económica e social do concelho na perspetiva das empresas e trabalhadores propondo às entidades decisórias as medidas que se mostrem adequadas à resolução das questões identificadas.

quinta-feira, 13 de junho de 2019

O "Programa Oeiras Valley" e a omissão


O Município de Oeiras lançou oficialmente, em Maio passado, o programa Oeiras Valley, com o objetivo de criar o maior ecossistema de inovação do país, favorecendo a instalação de empresas de base tecnológica, farmacêutica e de investigação. O lançamento marca, afirma, o início de um novo ciclo no desenvolvimento económico e social de Oeiras.

O vídeo acima dá as linhas de força do programa e na sessão solene comemorativa do "7 de Junho", perante um auditório do Tagusparque repleto, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras reforça-lhe a consistência estratégica, num discurso onde foi evidente o otimismo e o empenhamento. Anunciar 400 milhões de investimento é, à escala municipal, não só significativo mas também promissor.

Em Abril do ano passado*, quando em audiência que nos foi concedida, deixámos palavras de reconhecimento pela decisão do executivo da CMO em isentar da derrama às MPMEs com faturação inferior a 150 000 €.

Contudo, agora, não deixamos de assinalar a omissão de qualquer referência, explicita às MPME, em particular às micro e pequenas empresas.
Fonte: PORDATA
Dando-se conta que no Município estão sediadas mais de 24 mil empresas, "ignora-se" que cerca de 96% possuem menos de 10 trabalhadores e que o tecido económico tem vindo, desde 2009, a perder empresas em todas as dimensões, (excepto nas empresas de grande dimensão) ou seja, fecharam portas mais de 830.

O Núcleo de Oeiras da CPPME tem vindo a realizar periodicamente estudos sobre a situação, através de inquéritos ("Como estados, para onde vamos"**) onde nos é possível perceber que existem oportunidades de melhorar o contexto dos negócios ou mesmo fazer reduzir alguns dos fatores de produção.

Sem se intervir neste segmento e esperar pelos efeitos induzidos por um desenvolvimento que não leve em consideração os seus reais problemas pode fazer com que se multipliquem no território zonas cada vez mais numerosas de depressão do pequeno comércio e da restauração.
Por outro lado, intervindo, tal não alteraria o rumo já definido para o Programa Oeiras Valley e, assim, não se estaria a sugerir a necessidade de rever o quer que seja.

Fica aberta a discussão com esta pequena ironia: 
Dois cientistas, em experiência, cortam as duas pernas a uma rã.
Diz um, sentencioso: rã sem pernas, não salta.
Ao outro cientista, coube o diagnóstico: a rã não foi suficientemente inovadora
_______________________________
* CPPME reúne com Presidente da CMO
** "Como Estamos, Para Onde Vamos"

terça-feira, 11 de junho de 2019

Aniversário da CPPME

Ler Boletim de Junho 2019 (aqui)
Comemorar um aniversário é sempre motivo de alegria

«São 34 anos marcados por profundas transformações no tecido económico nacional, durante o qual a CPPME foi crescendo a desenvolver a sua actividade na defesa dos direitos e interesses dos Micro, Pequenos e Médios Empresários (MPME). Sempre de forma consequente, tem apresentado propostas à Assembleia da República e ao Governo, defendendo os seus princípios na exigência de uma política económica e social que contribua para a melhoria das condições de sustentabilidade das MPME e corresponda aos interesses económicos do país. A actividade realizada nos últimos meses tem sido marcada por um grau e ritmo diferenciado a variados níveis. A que se avizinha não será menor – o calendário de acções previstas assim o provam. No imediato, iremos apresentar aos partidos com assento Parlamentar as nossas propostas, tendo em vista a nova legislatura. O Projeto “Porta 20” está a entrar na fase final. Da avaliação feita concluise que os resultados até aqui obtidos são francamente satisfatórios. Alargámos parcerias com muitas autarquias e outras entidades, criámos novas sinergias, abriram-se portas para futuras colaborações. Um esforço permanente é feito para melhorarmos o contacto com os nossos associados e divulgar o seu trabalho e as suas propostas. O conteúdo desta edição é também ele um pequeno contributo. Assinalamos este 34.º aniversário com uma sessão solene na Sede Nacional da Confederação. Instalações recentemente remodeladas, resultantes do contrato de comodato, com o Município do Seixal, de cedência pelo período de 25 anos. Pretensão há muito ambicionada. A todos aqueles que ao longo destes anos contribuíram com o seu trabalho, o seu empenho e a sua determinação para uma CPPME mais forte e actuante: o nosso obrigado! »

Jorge Pisco
(Presidente)

segunda-feira, 27 de maio de 2019

A CPPME saúda um sector importante para a economia famíliar

Na próxima quinta-feira, dia 30, estaremos na Feira de Carcavelos a assinalar a data

SAUDAÇÃO AOS FEIRANTES

Assinala-se, pela primeira vez, amanhã, dia 28 de Maio de 2019, o «Dia Nacional do Feirante», em resultado da aprovação da Resolução da Assembleia da República n.º 58/2019, publicada no Diário da República, 1.ª série – N.º 81 – de 26 de Abril de 2019 que “Consagra a última terça-feira do mês de maio como Dia Nacional do Feirante e recomenda ao Governo o reconhecimento e valorização do trabalho dos feirantes”

A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME), desde há muito que tem defendido o reconhecimento, a valorização e o contributo dos feirantes para a economia nacional.

No momento da aprovação da Resolução pela AR, a CPPME considerou “as medidas aprovadas são da maior importância para estes agentes económicos e para a qualidade dos mercados, feiras e o desenvolvimento local onde se realizem”.

No dia de hoje, a CPPME aproveita para enviar uma Saudação a todos os Feirantes pelo seu Dia Nacional e deseja-lhes os maiores sucessos profissionais e associativos.

Aguarda-se agora que o Governo respeite a decisão da AR e, não demore a dar cumprimento ao restante clausulado constante da Resolução.

Seixal, 27 de Maio de 2019
O Gabinete de Imprensa da CPPME

terça-feira, 2 de abril de 2019

CPPME reúne Parceiros PORTA20, para balanço do projecto


Conforme a CPPME noticia na sua página, relizou-se no passado dia 29 de Março o encontro de parceiros do projecto PORTA 20. O Encontro foi bastante participado, sendo moderador José Brinquete, Secretário-Geral da CPPME e, teve intervenções do Vice-Presidente da CM Sobral de Monte Agraço, Luís Soares; do Engº Pedro Cilínio, pelo IAPMEI e do Presidente da CPPME, Jorge Pisco.

No seu Boletim, o IAPMEI, dá relevo ao evento, publicitando:
«O encontro reuniu as entidades parceiras que integram o projeto e o IAPMEI, com o objetivo de avaliar os resultados desta primeira etapa e também de perspetivar a implementação e o desenvolvimento dos projetos criados ou a criar.
Nesta primeira fase do Porta 20, foram realizados 26 workshops em 23 localidades do Centro do país e do Alentejo, que registaram perto de quatro centenas de participantes, assim como 105 webinares temáticos e 107 individuais.
Estas atividades deram já origem à criação de 12 empresas e a apoio a 10 novas empresas criadas há menos de dois anos.
A próxima fase será a abertura de um concurso para distinguir as empresas que melhor cumpram os critérios de diferenciação previstos no regulamento.

O projeto Porta 20 visa apoiar a criação de novas empresas de base tecnológica e de conhecimento intensivo, ou no setor de atividades de industrias culturais e criativas, ou para empresas constituídas há menos de dois anos e é acompanhado pelo IAPMEI no âmbito do SIAC, sendo financiado pela União Europeia através do Compete 2020.»
Ler aqui em PDF(Balanço PORTA20)

quarta-feira, 13 de março de 2019

Assembleia da República, Encontro Sector Têxtil, 12 mar. 2019



A Convite do Senhor Presidente da Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas da Assembleia da República, a CPPME participou no Encontro sobre a situação do sector têxtil, evento que teve lugar, ontem, dia 12 de Março de 2019, pelas 10H00, no Auditório Fraterna, no Complexo Multifuncional de Couros, em Guimarães.

Presente, pela CPPME, António Monteiro, Director Executivo. (Ler aqui a intervenção produzida

A CPPME já tinha alertado a Comissão EIOP, na Audição que esta lhe concedeu, na Assembleia da República, no passado dia 8 de Janeiro de 2019, dando-lhe conhecimento de situações gravosas de empresas têxteis subcontratadas, em condição iminente de encerramento, caso não fossem tomadas medidas para salvar este sector. O sector da confecção de vestuário tem sido o mais fustigado, fruto da sua "profunda dependência económica" de grupos multinacionais.

O Gabinete de Imprensa da CPPME

quinta-feira, 7 de março de 2019

A CPPME na Assembleia da República

A convite da Coordenadora do Grupo de Trabalho para o Programa Nacional da Política do Ordenamento do Território, criado no âmbito da Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, a CPPME esteve presente na Audição Conjunta, realizada no passado dia 6, na Assembleia da República. Trava-se de dar parecer ou contributos para a revisão do Programa Nacional da Política do Ordenamento do Território (PNPOT).

A CPPME fez-se representar pelo seu Presidente, Jorge Pisco e pelo Director Executivo, Rogério Pereira.

O Programa que, segundo a "Exposição dos Motivos", «constitui o instrumento cimeiro do sistema de gestão territorial, definindo as opções estratégicas de desenvolvimento e estabelecendo o modelo de organização do território nacional. Representa o quadro de referência para os demais programas e planos territoriais, que visa orientar as estratégias com incidência territorial e promover a coerência, a articulação e a complementaridade funcionais entre as diferentes políticas setoriais.» mereceu a intervenção sobre o que pensa esta Confederação sobre o Desenvolvimento Equilibrado do Território Nacional nos termos que o vídeo documenta (e que pode ser lida aqui)

segunda-feira, 4 de março de 2019

Estão todos convidados!


Exmo(a) Senhor(a)
EMPRESÁRIO(A)

Terminaram as pinturas exteriores e interiores da Sede Nacional da CPPME, situada na Praça da República, Nº 12, na Cidade do Seixal.

A partir de agora, os Micro, Pequenos e Médios Empresários (MPME) passam a dispor de melhores condições de recepção e atendimento, nos serviços centrais da Confederação. 

Estão todos convidados para nos visitar!

Sejam benvindos!

JUNTOS SEREMOS MAIS FORTES!

O Gabinete de Imprensa da CPPME

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

CPPME NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA


A Comissão dos Assuntos Europeus da Assembleia da República convidou a CPPME para intervir na Audição Pública sobre o processo de saída do Reino Unido da União Europeia (BREXIT).

A Confederação fez-se representar pelo seu Presidente Jorge Pisco e pelo Vice-Presidente José Ligeiro. Da intervenção do Presidente da CPPME que pode ser consultada na íntegra aqui, extraímos a seguinte passagem:
«Haverá certamente impactos negativos com o Brexit, mas com o que se vai escrevendo e dizendo, destilando receios e catastrofismo, até parece que a Inglaterra e Portugal só têm relações comerciais e diplomáticas há 3 décadas, aquando da adesão do nosso país à CEE/EU.

O Instituto Nacional de Estatística (INE), a propósito do Brexit, assinala que apesar de ter vindo a perder peso relativo no comércio com Portugal desde a adesão à Comunidade Económica Europeia, o Reino Unido continuou ao longo dos anos a ser um parceiro comercial relevante.

Agora há quem afirme que com o Brexit, os dados podem alterar-se.

Segundo dados do INE, em 2016, de entre as 46.364 empresas exportadoras de bens, somente 2.758 o fizeram para o Reino Unido. Destas, apenas 32 (1,2%) exportaram exclusivamente para o Reino Unido, tendo sido responsáveis por 1,2% do valor exportado, enquanto 8,2% dessas empresas, ou seja 227, registaram uma concentração das suas exportações superior a 50% nesse mercado correspondente a 15,7% do valor exportado.

Verifica-se assim não ser expressivo o numero de empresas que registam uma dependência grande do Reino Unido, concentrando naquele mercado uma percentagem significativa das suas exportações.»
Ler intervenção, texto integral


 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

A CPPME na Assembleia Municipal de Oeiras


Por solicitação do Núcleo de Oeiras, a Presidente da Assembleia Municipal de Oeiras, Dr.ª Elisabete Maria de Oliveira Mota Rodrigues de Oliveira e a sua assessora, Dr.ª Alda Grácio, receberam, ontem (dia 19) uma delegação da nossa Confederação, constituída pelo Vice Presidente Quintino Aguiar, por Rogério Pereira, Director Executivo e coordenador do Núcleo de Oeiras e por Adelaide Filipe, do Conselho Fiscal e também membro do Núcleo local.

A reunião, que decorreu em clima de franca cordialidade, possibilitou, para além da apresentação da nossa Confederação e das diligências junto dos órgãos do Estado, designadamente da Assembleia da República, possibilitou transmitir os resultados do inquérito "Como Estamos, Para Onde Vamos", bem como as questões levantadas pelos lojistas e empresas no debate realizado no passado dia 26 de Janeiro, no Auditório Municipal Maestro César Batalha, de que já demos aqui pública divulgação.

A reunião foi encerrada pela Presidente da AMO com palavras de simpatia e apreço pelo trabalho da CPPME, informado que daria conta, aos líderes das forças políticas com representação na Assembleia Municipal a que preside, das preocupações manifestadas bem como dos resultados do inquérito realizado aos MPMEs do Município.

sábado, 9 de fevereiro de 2019

ACÇÃO DA CPPME NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA


A CPPME participou em 2 Audições na Assembleia da República.
  • O Director Executivo da CPPME, Rogério Pereira, participou na Audição Pública sobre “Lei de Bases da Habitação: concretizar o direito à habitação”, promovida pelo Grupo Parlamentar do PCP, no Auditório Almeida Santos, no dia 1 de Fevereiro de 2019 (ler aqui intervenção na íntegra). 
  • O Presidente da CPPME, Jorge Pisco e o Vice-Presidente, José Ligeiro, participaram na Audição Conjunta sobre “Resíduos Plásticos”, promovida pelo Grupo de Trabalho Resíduos Plásticos (GT RP), constituído no seio da 11ª Comissão da Assembleia da República, no dia 8 de Fevereiro de 2019 (ver vídeo)

domingo, 27 de janeiro de 2019

CPPME DEBATEU EM OEIRAS O Comércio Local, a Mobilidade e a Segurança da Cidade e o seu Futuro!


A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME), por iniciativa do seu Núcleo de Oeiras, promoveu um importante Seminário/Debate, no Sábado, dia 26 de Janeiro de 2019, durante a tarde, no Auditório Municipal Maestro César Batalha.
Rogério Pereira, Director Executivo da Confederação e Coordenador do Núcleo de Oeiras da CPPME, apresentou as conclusões do Inquérito realizado ao Comércio, Restauração e Serviços do Concelho de Oeiras, que contou com uma forte participação dos Micro, Pequenos e Médios Empresários (MPME), cujos resultados apontam alguns caminhos para ultrapassar as dificuldades que actualmente se vivem. Em anexo, enviamos o resultado do Inquérito.





Mesa: Moderador - José Brinquete, Secretário-geral da CPPME; Rogério Pereira, Director Executivo e Coordenador do Núcleo de Oeiras da CPPME; Jorge Pisco, Presidente da Direcção da Confederação.





Os empresários presentes intervieram colocando os seus problemas e apontaram algumas soluções para os ultrapassar.
Em destaque estiveram as preocupações dos lojistas das Galerias do Alto da Barra, designadamente no que se relaciona com a pretensão do Município de Oeiras em colocar parquímetros no estacionamento que dá apoio às Galerias. Os lojistas consideram que a instalação de parquímetros poderá ser a morte das Galerias, à semelhança do que aconteceu noutras situações análogas.
Do debate havido, saíram algumas linhas de trabalho que, certamente, em muito irão ajudar na resolução dos problemas dos Comerciantes do Concelho de Oeiras.
Igualmente foi condenada a política de instalação exagerada de grandes superfícies comerciais, com todo o favorecimento, designadamente nos acessos e nos estacionamentos.
O Presidente da Confederação, Jorge Pisco, encerrou os trabalhos saudando os participantes e, na sua intervenção, deu particular atenção aos principais problemas que mais afligem os MPME. Em Anexo, enviamos a intervenção, na íntegra, do Senhor Presidente da CPPME.
JUNTOS SEREMOS MAIS FORTES! 
O Gabinete de Imprensa da CPPME

sábado, 19 de janeiro de 2019

«COMO ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS»

Em 5 de Dezembro de 2015 fez o Núcleo de Oeiras da CPPME a apresentação pública, no Auditório Municipal Maestro César Batalha, dos resultados do inquérito realizado às micro pequenas e médias empresas do município de Oeiras.
Voltámos agora, três anos depois, a realizar inquérito semelhante, para conhecer a evolução e poder definir um plano de acção em conformidade com os resultados apurados e com a evolução registada.
Apurados os dados, vamos promover à sua apresentação e discussão pública e, também, dar conta aos nossos associados do resultado das diligências junto dos Grupos Parlamentares sobre o nosso documento "20 Medidas OE 2019 - Propostas da CPPME" e do seu impacto no Orçamento de Estado.


      PROGRAMA
    • 15,00h – Registo dos participantes e entrega de  documentação  
    • 15,15h – Abertura da sessão • Rogério Pereira – Director Executivo da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas - CPPME 
    • 15,45h – Apresentação e análise dos resultados do Inquérito - 2018  «Como estamos e para onde vamos»  • Rogério Pereira  
    • 16,00h – DEBATE  
    • 17,00h – Encerramento dos Trabalhos • Isaltino Morais* – Presidente da Câmara Municipal de Oeiras • Jorge Pisco – Presidente da CPPME 

    quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

    A CPPME NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA!

    A CPPME esteve (8Jan2019) na Assembleia da República em audição na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas (CEIOP).


    Esta audição realizou-se a pedido da CPPME, tendo como objectivo principal levar ao conhecimento dos senhores deputados as preocupações e propostas dos Micro, Pequenos e Médios Empresários (MPME), numa perspectiva de a Assembleia da República poder vir a legislar, para que se possa vir a ter uma economia sustentável e dinâmica, favorável à sobrevivência das Micro e Pequenas Empresas, que têm um papel fundamental na economia nacional e, a sua actividade é dominante na criação do emprego privado.

    De todos os Grupos Parlamentares presentes foram ouvidas palavras de reconhecimento pelo papel que a Confederação vem desempenhando na defesa dos MPME, dado que a maioria dos membros da CEIOP, em momentos anteriores, já reuniu com a CPPME e reconhece que as suas propostas são válidas e vão ao encontro dos interesses dos micro, pequenos e médios empresários.
    A delegação da CPPME era constituída pelo Presidente Jorge Pisco, pelo Vice-Presidente Afonso Luz, pelo Director Executivo Rogério Pereira e pelo Secretário-Geral José Brinquete.


    NOTA: o vídeo acima reporta as intervenções da CPPME, para ver a sessão na integra clique aqui