quinta-feira, 2 de agosto de 2018

«Centros históricos ou Disneylândias?»

«“Temos de evitar transformar as zonas históricas numa Disneylândia” ,disse o Secretário de Estado do Ambiente, José Mendes, numa entrevista ao Expresso (...).
As associações que promovem o Fórum do Património não podiam estar mais de acordo. Infelizmente, porém, essa transformação continua. E não é uma, mas são muitas Disneylândias, uma rede delas, a florescer não só nos centros históricos de Lisboa e do Porto, mas nos das principais cidades portuguesas, como Coimbra, Faro e Aveiro. O fenómeno já chegou ao Alentejo e em Évora já se sentem os seus efeitos, desde logo no rápido aumento das rendas. A procura resultante do desmesurado crescimento do turismo low-cost , conjugada com uma legislação permissiva e uma fiscalização ineficaz, acrescentou um sem número de pequenos proprietários portugueses à vaga dos pequenos investidores chineses que aterraram em Portugal ao abrigo dos vistos gold . Partes ou a totalidade de edifícios residenciais situados nos centros históricos, devolutos ou esvaziados contra vontade dos inquilinos, foram transacionados, reabilitados à trouxe-mouxe e abertos ao negócio turístico, com hotéis de charme, pensões, hostels ou alojamentos locais. Tudo com o beneplácito dos autarcas, que, como disse o de Lisboa, desconhecem o conceito de turistas a mais.»
O texto acima consta num comunicado à imprensa feito pelo Grémio do Património (ler aqui na integra) dias antes da realização do "Fórum do Património 2017", que  teve lugar na Sociedade de Geografia de Lisboa em 10 de abril cuja citação agora vem a propósito da visita realizada no passado dia 31 de Julho, pelo Presidente da CPPME Jorge Pisco à Região Autónoma da Madeira, que ilustra ser o Funchal mais uma realidade a seguir a tendência da "turistificação" dos Centros Históricos.
O Centro Histórico de Oeiras pode fugir a tal tendência? Pode, e ainda vai a tempo de prevenir as más políticas que têm vindo a ser praticadas ou consentidas noutros municípios.
A questão ligada com a revitalização do Comércio Tradicional tem vindo a merecer, da parte da CPPME a devida atenção e, dada a sua actualidade, relembramos a intervenção de José Brinquete Secretário-Geral da CPPME sobre o tema ["Regional Workshop Small Retailers 21 February 2017" realizado na Culturgest (ler aqui)]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.